Como o resto de nossos corpos, nossas mãos mostram sinais de envelhecimento que podem incluir manchas marrons, afinamento da pele, rugas e veias aparentes. Certa vez, tive uma paciente que fez cirurgia da face e de repente a pele em suas mãos não combinavam mais com seu rosto rejuvenescido.
Alguns procedimentos simples e não invasivos podem ser feitos nas mãos com sucesso com resultados impressionantes.
Rugas finas e pigmentação podem ser tratadas com um peeling químico. Para melhorar a qualidade da pele também existem o estimulador de colágeno e o skinbooster que aumentam a hidratação e tônus da pele. É recomendado o uso diário de um bom creme para as mãos.
Com a idade, a pele das mãos também pode começar a atrofiar, deixando as mãos com uma aparência óssea. Um procedimento conhecido como enxerto de gordura pode suavizar rugas, cobrir veias proeminentes e tendões, e disfarçar inchaço das articulações das mãos. Ela repõe o tecido mole que é perdido com a idade, e ajuda a preencher as mãos e a melhorar a cor e textura da pele.
Enxerto de gordura estrutural envolve a remoção de células de gordura de outras áreas do corpo, como abdome, coxas, joelho, purificando-os e depois transplantá-los na parte de trás da mão através de uma série de injeções estrategicamente colocadas. Quando enxertados com sucesso, estas células de gordura vão continuar a viver lá com resultados duradouros.
Preenchimentos cutâneos são uma alternativa aos enxertos de gordura para adicionar volume ao dorso da mão. Estes produtos são comumente usadas em outras partes do corpo, especialmente da face, e podem ser empregados com um desconforto mínimo e praticamente nenhum tempo de recuperação por um cirurgião plástico.
Para ajudar a minimizar o inchaço, as mãos são mantidas elevadas e compressas frias são aplicadas por 48 horas. Sob condições normais , a atividade regular pode ser retomada quase imediatamente a seguir.