Dra. Silvia HirataDra. Silvia HirataDra. Silvia Hirata
(21) 97591-8640
consultoriosilviahirata@gmail.com
Av Ataulfo de Paiva, 341, sala 201, Leblon, RJ
Procedimentos

Prótese de
Panturrilha

INCLUSÃO DE PRÓTESE DE SILICONE PARA AUMENTO DA PANTURRILHA

Os implantes de panturrilha gelatinosos de silicone são indicados para aumento das panturrilhas, reconstituição ou correção em casos de hipoplasia das panturrilhas. Ele é constituído de envelope de elastômero de silicone, cheio de gel de silicone na consistência e resistência necessárias à região onde vai ser implantado.

Recomendações pós-operatórias

– Evitar ficar muito tempo em pé, sentado e longas caminhadas.
– Manter pernas elevadas quando em repouso.
– Fazer uso de meia elástica compressiva por 30 dias.
– Fazer uso de salto baixo.
Precisa de prótese de panturrilha?

As perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia são:

Felizmente, esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarão:

a)- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.

b)- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como inicia-se uma mudança de cor, da mesma, passando para mais escuro (do vermelho para o marrom) que vai, aos poucos, clareando. Neste período é recomendado que se evite a exposição ao sol para evitar marcas definitivas.

c)- PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo.
A cicatriz fica localizada na prega poplítea, atrás dos joelhos, numa extensão de 4 a 5cm aproximadamente. Com o decorrer do tempo (vide item anterior), as cicatrizes vão melhorando, chegando mesmo à quase imperceptibilidade, em certos casos.
Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta.
Haverá um aumento do volume das panturrilhas notado principalmente na região póstero-medial. Importante lembrar que a prótese não chega até a região do tornozelo e não modifica esta região.
Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que deverá ceder com os analgésicos receitados.
Os riscos são inerentes a todas as demais cirurgias, porém todos os cuidados serão tomados para diminuir suas ocorrências.
Anestesia geral, raque ou local com sedação assistida.
Sim. Curativos associados a compressão por meia elástica de média compressão.
Geralmente são utilizados pontos que são retirados até o 15o dia pós-operatório.
Geralmente após o 2 º dia de pós - operatório.
Geralmente após 30 dias, com exercícios progressivos.

Ficou alguma dúvida?
Entre em contato para lhe auxiliarmos.