O BOTOX trata as rugas dinâmicas, aquelas provocadas pela repetição da ação muscular durante um movimento. O BOTOX é injetado dentro do músculo que provoca a ruga e bloqueia a transmissão neuromuscular, paralisando o músculo temporariamente. Com o músculo paralisado, as rugas provocadas por ele reduzem ou chegam a desaparecer.
São realizadas pequenas injeções com uma agulha bem fina nos locais específicos que se quer tratar. É fundamental um conhecimento adequado da anatomia e a influência do balanço dinâmico das forças musculares na face.
Pode ocorrer pequena vermelhidão e raramente alguma mancha roxa no local da injeção, mas não costuma haver limitação de atividades após a sessão de BOTOX.
Recomenda-se evitar esfregar a região aplicada, exercícios físicos e exposição ao calor por 4 horas após o procedimento.
Os resultados não são imediatos, levam em torno de 7 dias para se estabelecerem. A duração varia de 3 a 6 meses. Depois deste período recomenda-se nova sessão para manter o resultado.
Com o tempo, os músculos que provocam as rugas tendem a se tornar mais fracos e as sessões podem ser mais espaçadas.